BRINDEMOS A VIDA E A ARTE!

Nossa confraria não tem regulamentos, contratos ou regras, apenas a vontade de nos reunirmos para apreciarmos a boa companhia... e o bom vinho.

Our guild has no regulations, contracts or rules, just a willingness to come together to enjoy the good company ... and good wine.

Background: Caravaggio, Baco. 1593-1594.

domingo, 12 de abril de 2015

ITÁLIA - PIEMONTE - NEBBIOLO - ELIO GRASSO - 2010

.


Nossa própria avaliação em contraposição às características apresentadas acima.

Cor granada de baixa intensidade, bastante límpido, interessante viscosidade que denota bom nível alcoólico.
Apresenta aromas agradáveis facilmente perceptíveis que evidenciam notas de frutas vermelhas como groselha, tons de azeitona e alcatrão. Aparecem ainda algum defumado e tabaco sobre fundo terroso e um final herbáceo lembrando gramíneas.
Ainda que o corpo seja estruturado, os taninos e a acidez são modestos, tirando um pouco da perfeição alcoólica, não chegando, todavia, a ser um vinho propriamente desequilibrado. O retrogosto e o final na boca também deixam um pouco a desejar.

É provável que a análise tenha restado prejudicada pela aparente necessidade de decantação que não fora feita. De fato, esse Nebbiolo foi degustado imediatamente após a abertura das garrafas, o que pode ter evitado uma abertura do vinho e melhora de suas qualidades.

Finalmente, o custo-benefício ficou bastante comprometido, especialmente por ter sido o vinho mais caro da noite. Era de se esperar que um vinho de R$ 188,00 não se mostrasse inferior a outros com custo menor que R$ 70,00.

O resultado foi uma nota automática de 62,50 na nossa escala até 100, apontando uma grande frustração das expectativas. O vinho não vale o que custa.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo à Maldita Confraria