BRINDEMOS A VIDA E A ARTE!

Nossa confraria não tem regulamentos, contratos ou regras, apenas a vontade de nos reunirmos para apreciarmos a boa companhia... e o bom vinho.

Our guild has no regulations, contracts or rules, just a willingness to come together to enjoy the good company ... and good wine.

Background: Caravaggio, Baco. 1593-1594.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

ESPANHA - ALVAREZ DE TOLEDO ROBLE - MENCIA - 2009


NOSSA AVALIAÇÃO


A subjetividade tem um papel ativo na avaliação de vinhos. Por isso, procuramos apresentar uma avaliação ponderada das impressões individuais visando um resultado coerente de todos os elementos analisados. Além disso, deve-se levar em conta que a avaliação de cada vinho é feita em comparação aos demais degustados na mesma noite, podendo mostrar-se diferente em degustações futuras.

Esse Mencía espanhol, casta pouco comum no Brazil, pode evoluir ainda, mas já se apresenta como um bom vinho.

De coloração de púrpura para rubi médio com halo violáceo foi um pouco prejudicado na análise visual, mostrando-se melhor no nariz e boca. De qualquer maneira, mostrou-se límpido e com interessante viscosidade.

O primeiro contato com o nariz já apresentou aromas interessantes e bem perceptíveis. De média complexidade, ficou entre frutado e empireumático, exibindo notas de cassis, figos e damasco com aspectos tostados de café, tabaco e açúcar queimado, trazendo ainda especiarias como pimenta e algo de azeitona, um leve floral de violeta e um fundo de serragem provavelmente pelos dez meses de barrica.

É um vinho de boa estrutura, com taninos macios e bom nível alcoólico, mas com acidez elevada. Interessante retrogosto e boa persistência na boca

Esse espanhol acabou concorrendo de muito perto com outros bons vinhos da noite, de modo que sua muito boa nota 78.0 na nossa escala até 100 merece referência e o deixou no segundo lugar da noite na análise técnica, empatado com o Pinotage Sulafricano, ainda que apenas por meio ponto em relação ao italiano Negroamaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo à Maldita Confraria