BRINDEMOS A VIDA E A ARTE!

Nossa confraria não tem regulamentos, contratos ou regras, apenas a vontade de nos reunirmos para apreciarmos a boa companhia... e o bom vinho.

Our guild has no regulations, contracts or rules, just a willingness to come together to enjoy the good company ... and good wine.

Background: Caravaggio, Baco. 1593-1594.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

ITÁLIA - PRIMA-MANO - PRIMITIVO - 2008


NOSSA AVALIAÇÃO


A subjetividade tem um papel ativo na avaliação de vinhos. Por isso, procuramos apresentar uma avaliação ponderada das impressões individuais visando um resultado coerente de todos os elementos analisados. Além disso, deve-se levar em conta que a avaliação de cada vinho é feita em comparação aos demais degustados na mesma noite, podendo mostrar-se diferente em degustações futuras.

Surgindo como o vinho mais complexo da noite, não apenas pela variedade de aromas, mas também por ter sido o mais controverso, esse italiano acabou como um vinho mediano para atender às impressões gerais.

Diferente de todos os demais degustados na noite, sua cor estava entre granada e atijolada, marrom para alguns, o que indica um vinho já maduro. Não chegava a ser opaco, mas também não podia ser considerado límpido. De fato sua cor confundiu a análise. A viscosidade mostrou-se interessante.

Inicialmente os aromas mostraram-se duvidosos, mas no giro da taça surgiram cassis, nozes, castanhas e damascos. Especiarias como pimentão, cogumelos e trufas, um defumado, folhas úmidas e terra molhada, bacon, madeira lembrando carvalho e novamente adocicados como melaço e geléias.

Na boca mostrou-se pesado, corpulento, mas chegou a lembrar vinho do porto no retrogosto, porém sem a mesma elegância e doçura. Os taninos pareceram já esgotados, o álcool e a acidez razoáveis. O retrogosto realmente potente e a longa permanência na boca não significaram propriamente algo tão agradável.

A análise geral mostrou mais uma vez nossa desconfiança ou azar com os italianos. Alguns companheiros gostaram um pouco mais, outros um pouco menos e outros acharam que o vinho já estava em processo decadente. Talvez uma safra mais nova se apresente melhor do que essa 2008. A nota, ao final, acabou sendo bastante boa. O primitivo italiano ficou com 73.5, mas não foi consensual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo à Maldita Confraria