BRINDEMOS A VIDA E A ARTE!

Nossa confraria não tem regulamentos, contratos ou regras, apenas a vontade de nos reunirmos para apreciarmos a boa companhia... e o bom vinho.

Our guild has no regulations, contracts or rules, just a willingness to come together to enjoy the good company ... and good wine.

Background: Caravaggio, Baco. 1593-1594.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

ITÁLIA - A-MANO - NEGROAMARO - 2012


NOSSA AVALIAÇÃO


A subjetividade tem um papel ativo na avaliação de vinhos. Por isso, procuramos apresentar uma avaliação ponderada das impressões individuais visando um resultado coerente de todos os elementos analisados. Além disso, deve-se levar em conta que a avaliação de cada vinho é feita em comparação aos demais degustados na mesma noite, podendo mostrar-se diferente em degustações futuras.

Primeiro vinho da degustação de 30 de maio de 2015, o Negroamaro italiano de Puglia foi realmente bastante apreciado pelos confrades e confreiras. Todavia, na avaliação técnica acabou em terceiro lugar, meio ponto atrás dos empatados no segundo lugar. Finalmente um exemplar italiano que pareceu agradar mais que os tantos outros de degustações anteriores.

Sua cor rubi médio caminhando para granada brilhante mostra o bom nível de evolução desse varietal Negroamaro. A boa viscosidade na taça indicou o álcool satisfatório confirmado na boca.

Os aromas insinuantes mostraram boa complexidade indo de frutas como cerejas, amoras e ameixas até adocicados como melaço e açúcar queimado, passando por pimenta do reino e azeitona, café, folhas secas e minerais ferrosos.

Apresentou-se prazeroso na boca com seu corpo estruturado e bom equilíbrio entre taninos macios, acidez controlada e álcool médio. A complexidade aromática se repete no retrogosto aprazível que demora na boca.

Na análise geral, é um bom vinho que teve o azar de concorrer com outros tão bons quanto, ficando atrás dos empatados em segundo lugar por apenas meio ponto. Sua nota foi 77.5, portanto no quarto final da escala até 100 que o coloca entre os bons vinhos degustados pela Maldita Confraria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo à Maldita Confraria