BRINDEMOS A VIDA E A ARTE!

Nossa confraria não tem regulamentos, contratos ou regras, apenas a vontade de nos reunirmos para apreciarmos a boa companhia... e o bom vinho.

Our guild has no regulations, contracts or rules, just a willingness to come together to enjoy the good company ... and good wine.

Background: Caravaggio, Baco. 1593-1594.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

PORTUGAL - PAULO LAUREANO SELECTIO - TINTA GROSSA - 2011

.


NOSSA AVALIAÇÃO

A subjetividade tem um papel ativo na avaliação de vinhos. Por isso, procuramos apresentar uma avaliação ponderada das impressões individuais visando um resultado coerente de todos os elementos analisados. Além disso, deve-se levar em conta que a avaliação de cada vinho é feita em comparação aos demais degustados na mesma noite, podendo mostrar-se diferente em degustações futuras.

Esse português foi a expectativa da noite, principalmente por tratar-se do único varietal da pouco conhecida casta Tinta Grossa que conhecemos e por ser o vinho mais caro da noite. Os dois aspectos foram contemplados na degustação e a expectativa não foi frustrada de modo algum. Apesar do gosto diversificado dos 27 membros degustadores, o Paulo Laureano Selectio foi o vencedor da análise técnica.

Trata-se de um vinho de coloração rubi intensa e brilhante, untuoso, com formação densa de lágrimas lentas indicando um nível preciso de álcool.

Após uma hora de decantação, o tinta grossa apresentou aromas agradáveis e explosivos no primeiro contato olfativo. Com tendência ao frutado, exibiu notas de amoras, framboesas, ameixas pretas, groselhas e cassis, mas as frutas foram só o começo. Esse varietal mostrou-se complexo, apresentando especiarias como pimentão e alcaçuz, um toque de chocolate, folhas secas, notas florais de violetas, além de aspectos aromáticos rochosos e um bom toque amanteigado. Se houvesse defeito, ele seria uma leve emanação de acetona, mas nada prejudicial.

Na boca o resultado foi a confirmação das indicações acima. Um vinho bem feito, encorpado, robusto, com taninos sedosos em perfeita harmonia com o álcool. Apenas a acidez sobressaiu-se um pouco, mas não chegou a tirar o equilíbrio. Como esperado, o retrogosto foi intenso e suportado por uma persistência longa e prazerosa.

Por tudo isso, o Tinta Grossa levou impressionantes 86,0 pontos na nossa escala até 100. Poucos conseguiram tal feito. Assim, ele vai para a nossa lista dos melhores da Maldita Confraria que estamos preparando para breve.

Apesar de caro, na análise geral o português do Alentejo pode ser considerado um bom vinho, não trazendo arrependimento pelo investimento. Recomendamos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo à Maldita Confraria